Faltando poucos dias para o 49º Rodeio Cultural CTG Os Praianos, a cidade de São José se prepara para quatro dias de muita atividade e tradição, e que pretende reunir milhares de participantes de todo Brasil.
Com uma programação ampla e bem diversificada, o evento busca integrar o público geral à cultura, artes e tradições da vida campeira, fazer com que conheçam além da lida do campo, o laço, a dança tradicionalista, a gastronomia típica, a música e o canto.
Uma das atrações mais concorridas da festa é justamente o Concurso A Mais Prendada Prenda. O concurso mostra a prenda (mulher) mais preparada, ou seja, com maior conhecimento sobre história, culinária, artesanato, artes, danças e conhecimento geral da cultura sulista.
Entre os tópicos avaliados na escolha destacam-se os conhecimentos sobre cultura e folclore gaúcho; definições das siglas MTG, CBTG e CITG, bem como datas de fundação e o nome de seus atuais presidentes; definição da sigla CTG e, histórico, fundação, saber como é composta a patronagem. Deve saber também o nome completo do Presidente da Assembleia Legislativa, do Governador do Estado, Presidente da República.
Além disso, deve também mostrar seus dotes com culinária, artesanato e artes, apresentando seus principais feitos, além de ter conhecimentos gerais e da cultura sulista.
De prenda à jurada
Cristina Rodrigues, que é uma prenda premiada, também é jurada do concurso e tradicionalista de corpo e coração, como ela se define. A prenda lembra que desde pequenina acompanhava seus pais nos rodeios e eventos tradicionalistas. Sempre conviveu com música tradicionalista nas festas de família, onde os gaiteiros, trovadores, cantores de terno de reis se reuniam e faziam a alegria de crianças e adultos.
“Entrei neste universo ainda adolescente, para representar meu CTG na época no concurso regional. Com esta primeira experiência, acabei me envolvendo e me dedicando cada vez mais às funções do cargo e à cultura de modo geral”, lembra Cristina.
A função está tão enraizada que, na sua opinião, ser prenda vai além de representar a sua cultura. Ser prenda implica em se envolver com as questões sociais à sua volta, levar para sua entidade projetos que desenvolvam a cultura, que perpasse a tradição gaúcha, mas também outros setores da sociedade.
É também estar atenta às necessidades do CTG ou grupo a que faz parte, bem como nas outras instâncias que representa. Este cargo também tem um caráter formativo, no sentido de, formar, instigar e instruir novas prendinhas e peões que queiram se engajar ainda mais na parte cultural do Movimento Tradicionalista.
Quais os atributos de uma prenda?
Cristina explica que para participar do concurso a candidata deve passar por algumas provas, como a artística, onde se apresentará cantando ou tocando um instrumento, declamando poemas, contando lendas e dançando. Há também a prova escrita, com assuntos como, história, geografia, atualidades, folclore e tradição.
Há também a prova oral onde a candidata expõe os projetos que realizou, os eventos e atividades que participou ou promoveu, e ainda é avaliada pela espontaneidade, pela forma de nos comunicar, desenvoltura e expressividade. Além disso, deve apresentar algum um artesanato, que no seu caso é o crochê, ou uma culinária típica.
A prenda veterana ressalta a importância do concurso: “É importante que os concursos possam formar gestões de peões e prendas que estejam comprometidas e comprometidos com a preservação da cultura gaúcha e, acima de tudo, com a articulação desta cultura com a sociedade na qual estamos inseridos hoje”.
Como mensagem para as candidatas, ela reafirma o desejo de que cada vez mais possamos ter os jovens no CTG, na tradição, preservando e vivendo o tradicionalismo. Que esta cultura tão rica, alegre e vasta, possa mobilizar as prendas que hoje desejam representar a sua entidade no concurso de Mais Prendada Prenda no 49º Rodeio do CTG Os Praianos e que todas tenham muito sucesso na sua caminhada.
Serviço:
O que: 49º Rodeio Nacional do CTG Os praianos
Quando: 4 a 8 de maio
Onde: CTG Os Praianos - Rua - Forquilhas, São José - SC, 88107-001
Quanto: R$ 15,00 acesso ao parque
R$ 30,00 ingressos promocionais para parque + shows e bailes na Arena
Confira a programação e Adquira seu ingresso
A prenda Cristina concedeu uma entrevista falando um pouco sobre como é ser uma prenda da CBTG e seu papel de jurada no Concurso A Mais Prendada Prenda do Rodeio dos Praianos. Solta o play e confira!