Inscrições abertas para o Rodeio Cultural do CTG Os Praianos



O Centro de Tradições Gaúchas Os Praianos está com as inscrições abertas o Rodeio Cultural, uma das atrações da programação do mais desejado rodeio do país, o 49º Rodeio Nacional do CTG Os Praianos, que acontecerá de 4 a 8 de maio, na cidade de São José, em Santa Catarina.


As inscrições para todos os concursos artísticos são gratuitas e deverão ser realizadas por uma entidade tradicionalista e seu representante identificado. Desde às 12 horas do dia 01/03/2022 até as 20 horas do dia 26/04/2022, através do site: https://www.ctgospraianos.com/2o-rodeio-cultural-artistica os representantes podem cadastras os grupos em diferentes modalidades.


Neste link também estão suscintamente descritas todas as exigências para cada modalidade, bem como a relação completa de indumentária ou pilcha, além de toda a programação, com datas e horários.


Para os concursos individuais, as entidades poderão inscrever até 4 (quatro) concorrentes, enquanto que nos concursos de danças tradicionais esse número será limitado em 01 (uma) inscrição.


O Patrão de cada entidade tradicionalista participante dos concursos artísticos será responsável pelas inscrições e conduta de seus comandados durante o evento, bem como será considerado conhecedor de todo o regulamento.


Mais de 15 entidades são esperadas na competição


De acordo com Jackson de Mattia, diretor artístico do CTG, é esperado no evento a participação de cerca de 15 entidades que trarão em torno de 3000 participantes, divididos em mais de 30 grupos nas variadas modalidades.


Jackson salienta que o objetivo do CTG com esse rodeio é integrar o público geral à cultura, artes e tradições da vida campeira, fazer com que conheçam além da lida do campo, o laço, a doma, e as manifestações da cultura da família tradicionalista.


“O Rodeio Cultural é um evento de suma importância, não apenas para o CTG, porque leva ao público geral o conhecimento da história, das tradições e dos costumes através da dança, poesia, etc. Mostra para a sociedade o que é um Centro de Tradições Gaúchas”, enfatiza Jackson.


Para participar do Rodeio Cultural como visitante, basta ir ao evento e assistir à programação. Já para ser participante das modalidades, é preciso estar filiado a um dos MTG (Movimento de Tradições Gaúchas), ter sua carteirinha tradicionalista e entrar em contato com o CTG Os Praianos para fazer a inscrição, que é totalmente gratuita.


As principais modalidades presentes no Rodeio Cultural



Danças Tradicionais ou danças folclóricas:

Corresponde ao resgate da cultura dos antepassados , das danças que dançavam nos encontros e reuniões. O conjunto traz ao palco os temas, mostrando coreografias e vestimentas da época, de cada geração da cultura gaúcha.


Biriva:

Danças exclusivamente masculinas do tropeirismo gaúcho. Resgata a época em que os birivas (tropeiros) tocavam o gado de estância em estância, e nos acampamentos praticavam esses passos. Cada grupo apresentará três das quatro danças Biriva ou seja: Chula, Fandango, Chico do Porrete e Dança dos Facões.


Os grupos podem ser formados por mais de uma entidade, com um nome fantasia. As danças desta modalidade serão avaliadas conforme coreografias constantes nos livros Danças Tradicionais Rio-Grandenses (Achegas), e Danças Biriva do Tropeirismo Gaúcho de João Carlos Paixão Côrtes.


Chula:

Originária das culturas portuguesa e açoriana, caracteriza-se pela agilidade do sapateio do peão sapateando sobre uma lança colocada no chão do salão. Era praticada em desafios, onde um peão desafiava o outro, e em vez de discutir e pleae, decidiam a pendência na dança. Trata-se de uma das provas individuais mais procuradas pelos tradicionalistas devido à complexidade da execução dos passos.


Dança de Salão:

O Casal escolherá uma Dança de Livre escolha entre Chotes e Milonga; e sorteará mais uma entre Valsa, Vanera, Bugio, Chamamé, Marcha (marchinha) e Rancheira.


Declamação de Prendas e de Peões:

Nesta modalidade é avaliada a arte de declamar as poesias, onde, por meio da vocalidade poética do ator, explora-se a relação entre a declamação e a interpretação cênica por meio de exercícios corporais e vocais do teatro. São trazidos temas culturais, recitando poemas de diversos autores do sul do Brasil.


Vocal de Prendas e de Peões:

Nesta modalidade a voz é utilizada como instrumento musical e avaliada quanto ao ritmo, afinação, interpretação e fidelidade à letra. O intérprete canta músicas do sul com melodias e letras voltadas à cultura gaúcha.


Gaita Piano:

também conhecida como acordeão ou gaita de botão, o instrumento, originário da Itália, tem papel fundamental na música regionalista sulista. Com ela, o participante toca música instrumental voltada aos temas do sul.


A mais predada prenda:

O concurso mostra a prenda (mulher) mais preparada e que tem mais conhecimento sobre história, culinária, artesanato, artes, danças e conhecimento geral da cultura sulista.



Premiações do Rodeio Cultural

Os participantes dos concurso serão premiados com um valor em dinheiro, de acordo com a colocação, modalidade e categoria, além de um bonito troféu. Os valores das premiações variam entre R$ 50,00 e 1.500,00, de acordo com a modalidade e sua respectiva categoria.



Ação Social faz parte do Rodeio Cultural

Vale destacar ainda o papel social do Rodeio. Durante duas tardes, o CTG levará ao parque grupos de crianças das comunidades para que sejam apresentadas à riqueza da cultura gaúcha, onde terão acesso por meio de palestras e outras atividades, buscando a formação de grupos de apresentação infantil.


Além disso, com o mesmo objetivo social de inclusão, serão realizados bailes da terceira idade e distribuição de ingressos gratuitos que darão acesso ao parque de eventos levando 1kg de alimento não perecível.


Pronto para mostrar seus passos no palco dos Praianos? Participe, inscreva-se agora mesmo!


Posts recentes

Ver tudo